segunda-feira, 10 de maio de 2010

África do Sul: Cidade do Cabo

A "cidade mãe" da África do Sul, como é conhecida a Cidade do Cabo, se estende entre a baía que lhe dá o nome e a montanha da Mesa.

Capital legislativa da África do Sul e da província do Cabo, a cidade se ergue no extremo setentrional do cabo da Boa Esperança. O afundamento do navio holandês Haerlem, da Companhia das Índias Orientais, levou os náufragos a se instalarem no lugar. Resgatados e repatriados, sua descrição daquelas terras levou o governo dos Países Baixos a fundar um porto de escala naquele litoral. Para essa missão foi designado, em 1652, Jan van Riebeeck.

Disputada por holandeses e ingleses devido a sua posição estratégica na rota marítima para as Índias, teve sua atividade comercial prejudicada pela abolição da escravatura nas colônias britânicas em 1833 e pela abertura do canal de Suez em 1869. Depois da segunda guerra mundial, passou por grande desenvolvimento com a retomada das rotas comerciais do sul da África.

A cidade se estende pelas encostas da montanha da Mesa e montes circunvizinhos, bem como pelas extensas planícies em volta. Seu clima, de tipo mediterrâneo, devido à influência da corrente de Benguela, é o mais agradável do país. Cerca de metade da população é de raça branca, sendo o resto constituído por negros, indianos, malaios e mestiços.

A atividade econômica baseia-se no refino de petróleo e na fabricação de fertilizantes, produtos químicos, cimento e automóveis. Há também indústrias alimentícias, vinícolas, roupas, plásticos e peleterias, e a cidade conta com um dos mais importantes estaleiros navais do mundo. O Cabo é uma estação terminal ferroviária e centro de uma rede de rodovias que se estendem por todo o país.

A principal instituição de ensino é a Universidade da Cidade do Cabo, antigo Colégio Indo-Africano. O monumento mais antigo é o castelo de Boa Esperança, construído pelos holandeses entre 1666 e 1677. Também se destacam o Jardim Botânico de Kirstenbosch e o Museu Sul-Africano.


Links: