segunda-feira, 10 de maio de 2010

Canadá: Montreal

Dominada, em sua topografia, pelo monte Royal que lhe deu o nome, Montreal foi fundada por franceses, manteve-se como capital do Canadá de 1844 a 1849 e é a segunda cidade do país em população, além de centro econômico e cultural dos mais prestigiados do mundo.

Montreal localiza-se na costa sudeste da ilha de mesmo nome, na província de Québec. A cidade ocupa cerca da terça parte da ilha de Montreal, a maior do arquipélago Hochelaga, próximo à confluência dos rios Ottawa e São Lourenço. Dista 264km a sudoeste da cidade de Québec e 195km a leste de Ottawa. Seu porto, a 1.600km de livre navegação fluvial do oceano Atlântico, a leste, se liga ao sistema dos Grandes Lagos, a oeste. As médias térmicas oscilam entre -9,2o C em janeiro e 21,3o C em julho.

Ocupada por índios huronianos, a região de Hochelaga foi visitada em 1535 pelo navegante e explorador francês Jacques Cartier. Em 1642, ali se fixou um grupo de colonos e padres franceses dirigidos por Paul de Chomedey de Maisonneuve, que fundou a Ville-Marie de Montréal. Graças ao comércio de peles, a cidade cresceu e tornou-se ponto de partida para a exploração do interior do país. Fortificada em 1725, foi tomada pelos ingleses em setembro de 1760.

Durante o século XIX verificou-se em Montreal um importante surto econômico, graças a seu comércio, principalmente de cereais. Aos poucos, erigiu-se ali um dos maiores parques industriais do Canadá, que engloba atividades metalúrgicas, químicas, têxteis, produção de alimentos e refino de petróleo.

Situada na confluência de grandes vias terrestres e fluviais, Montreal tem o maior e mais importante porto do país, pelo qual se faz a exportação de mercadorias agrícolas, pasta de madeira, papel, minérios e produtos manufaturados, além da importação de matérias-primas industriais. Servida por moderno sistema rodoviário, é também o entroncamento das ferrovias Nacional Canadense e Pacífico-Canadense. Centro de transporte aéreo, sedia a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Cerca de quarenta por cento da população fala somente francês, 18% apenas inglês e 39% são bilíngües. A leste predominam as populações francófonas, provindas do meio rural de Québec, e a oeste as populações anglófonas. A religião predominante é a católica romana. Galerias de arte, museus, centros culturais, monumentos históricos, universidades, bibliotecas, planetário, orquestra sinfônica e belos parques completam o quadro das realizações humanas, sobre o pano de fundo da beleza natural exuberante, em que sobressaem o monte Royal e o rio São Lourenço.


Links: