segunda-feira, 10 de maio de 2010

Coréia do Sul: Seul

Grande centro comercial e industrial moderno, Seul (sede, em coreano) mantém desde o século XIV sua condição de centro governamental da Coréia do Sul. A zona desmilitarizada criada no século XX entre a Coréia do Norte e a do Sul ocupa parcialmente a foz do rio Han, o que diminuiu a importância de Seul como porto fluvial.

Capital da República da Coréia (Coréia do Sul), Seul situa-se na província de Keiki, a sessenta quilômetros do mar Amarelo. Ocupa as duas margens do rio Han e dista quarenta quilômetros de Inchon, porto marítimo mais próximo.

O primeiro grande assentamento na área data de 1068, quando o rei Munjong de Koryo ali construiu um palácio de verão. A cidade de Seul foi criada pelo general Yi Song-gye, fundador da dinastia Yi, no final do século XIV. O sítio foi escolhido para a instalação da capital imperial por se localizar às margens de rio navegável e no centro do território que hoje compreende as duas Coréias. Apenas em 1876 foram iniciados os primeiros contatos diplomáticos com o Ocidente, possíveis graças ao enfraquecimento da dinastia Yi, o que levou ao estabelecimento de um protetorado japonês na Coréia, em 1905. A cidade, então com 250.000 habitantes, manteve sua condição de sede do governo. Um ano após a anexação da Coréia pelo Japão em 1910, Seul teve seu nome mudado para Kyong-song. Pavimentaram-se as ruas, as antigas muralhas e portões foram em parte removidos e introduziram-se os automóveis, a moderna tecnologia importada e novos prédios ao estilo ocidental.

Ao fim da segunda guerra mundial, Seul reassumiu a condição de capital da República da Coréia. Em meados do século XX, durante a guerra civil entre o sul e o norte, foi várias vezes ocupada pelas duas facções em luta. A ocidentalização intensificou-se com as notáveis edificações modernas criadas para os Jogos Olímpicos de 1988. O contínuo crescimento, contudo, resultou em escassez de habitações e insuficiência de serviços urbanos e sanitários.

A indústria, o comércio e o setor de serviços de Seul são bastante desenvolvidos. Destacam-se as fábricas de tecidos, maquinaria e produtos químicos, além da produção de alimentos e da indústria gráfica e editorial. A cidade conta com metrô e se liga por ferrovia aos maiores centros e portos marítimos da região. O único aeroporto internacional do país, o de Kimpo, situa-se na zona oeste de Seul e é o centro das rotas aéreas da Coréia do Sul. A intensa vida cultural da cidade propicia a manutenção de duas orquestras sinfônicas e do Instituto de Música Clássica Nacional, que preserva e cultiva a música tradicional das cortes coreanas.


Links: