segunda-feira, 10 de maio de 2010

África do Sul: Durban

O lugar em que se instalou o porto de Durban foi visitado por Vasco da Gama em sua primeira viagem à Índia, em 1497, porém mais de três séculos se passaram até que a cidade surgisse.

Maior porto marítimo da África do Sul e principal cidade da província de Natal, Durban situa-se na baía de Natal, na costa do oceano Índico. O clima é subtropical, amenizado pela corrente quente de Moçambique, no período de inverno. O núcleo colonial de Port Natal, como se chamou a cidade, foi fundado pelos ingleses em 1824. Onze anos mais tarde, chegaram alguns missionários e o oficial da marinha Francis Gardiner. A cidade ganhou seu nome atual em homenagem a Sir Benjamin D'Urban, governador da colônia do Cabo.

Durban é hoje centro da agroindústria açucareira sul-africana e importante núcleo industrial. O turismo é bastante desenvolvido, graças à beleza das praias e à proximidade das reservas ecológicas e de caça de Natal. No final do século XX, Durban possuía um dos terminais marítimos mais bem aparelhados do mundo.


Links: