segunda-feira, 10 de maio de 2010

Austrália: Melbourne

Capital da Austrália de 1901 a 1927, a cidade de Melbourne é um dos maiores centros financeiros e industriais do país.

Melbourne é capital do estado australiano de Vitória. Situa-se no litoral sudeste do país, na baía de Port Phillip, em frente à ilha de Tasmânia. Depois de Sydney, é a cidade mais importante da Austrália. Tem clima temperado, com chuvas em todas as estações. A temperatura média é de 10o C no inverno e 20o C no verão. A área metropolitana de Melbourne, atravessada pelo rio Yarra, ocupa a parte plana da cidade, no norte da baía de Port Phillip, com altitude aproximada de 120m acima do nível do mar. A periferia urbana, onde vive setenta por cento da população do estado de Vitória, inclui as áreas vizinhas a Melbourne, que mantêm estreitas relações econômicas e sociais com a cidade.

A cidade foi fundada por John Batman, que em 1835 comprou dos nativos uma grande área no norte da baía. Batman partiu logo depois de efetuar a compra. Dois meses depois, um grupo liderado por John Fawkner ocupou as margens do rio Yarra. O nome da colônia foi uma homenagem ao primeiro-ministro britânico na época, Lord Melbourne. Declarada cidade em 1847, o crescimento de Melbourne começou apenas em 1851, com a descoberta de ouro em regiões vizinhas.

Sua condição de porto permitiu à cidade captar uma parcela cada vez maior do comércio e da indústria da região. Entre 1856 e 1873, estradas de ferro uniram Melbourne a outras povoações australianas. Durante a década de 1870, a cidade ofereceu benefícios fiscais para a instalação de indústrias e, em 1877, criou-se uma sociedade para construir o porto de Melbourne. Apesar da crise econômica que sofreu do final do século XIX a meados do século XX, após a independência australiana, Melbourne recuperou sua prosperidade graças em grande parte à chegada, a partir de 1945, de uma onda de imigrantes europeus que ajudou a desenvolver a indústria local.

Melbourne tem fábricas têxteis, de automóveis, produtos químicos, maquinaria agrícola e equipamentos elétricos, além de refinarias de petróleo. As indústrias leves atuam principalmente no setor de processamento de alimentos, fabricação de papel e móveis. Seu porto é o maior exportador de lã da Austrália. Tem ainda três universidades e um centro de belas-artes, o Vitória, com galerias de arte, teatros e uma grande sala de concertos. Melbourne se comunica com o resto do país por meio de uma vasta rede de rodovias e ferrovias e do transporte aéreo. O aeroporto internacional se localiza em Tullamarine.


Links: