quinta-feira, 13 de maio de 2010

Decifre Londres

Repleta de atrações culturais e empenhada em driblar uma crise que desvaloriza a libra esterlina, a capital britânica já se prepara para os Jogos Olímpicos de 2012

Metida num impasse político depois da derrota nas urnas do primeiro-ministro trabalhista Gordon Brown, na quinta-feira passada, mas esbanjando musculatura no quesito agitação cultural, Londres prepara os Jogos Olímpicos de 2012 (www.london2012.com) em meio a um turbilhão de acontecimentos nem tão festivos.

O partido do conservador David Cameron foi o mais votado nas eleições, conquistando 306 assentos no Parlamento -não obteve, no entanto, os 326 necessários para formar um novo governo- e negociou até anteontem, quando, atendendo pedido da rainha Elizabeth 2ª, aceitou montar um governo em coalizão com os liberais-democratas que põe fim a 13 anos de gestão trabalhista. 

Diferenças ideológicas entre trabalhistas, conservadores e liberais-democratas à parte, os ingleses acham imperioso reduzir o défict público e evitar a estagnação econômica, driblando o fantasma da crise que ronda o Reino Unido e até mesmo algumas de suas lendárias instituições bancárias.

Na contramão das más notícias, o turismo se impõe como uma saída: a libra esterlina tem caído frente ao dólar e, hoje, está cotada a níveis parecidos com os do euro. 

Isso não chega a ser uma pechincha para os brasileiros, mas deixa a viagem à capital britânica mais em conta. Descubra nesta edição passeios que desvelam a história londrina, veja o que alguns dos principais museus estão programando e entre na onda dos endereços chiques e anônimos que transformaram a cena gastronômica de Londres. 

Desvele Londres entre o sisudo e o hilário

Ao largo das sombras de uma indesejada crise econômica, Londres vive a primavera até o final de maio e se prepara para o verão, em junho. Organiza ainda a Olimpíada de 2012.

Independentemente de quantas vezes você já foi à capital britânica, há um mundo de atrações permanentes para rever e outras tantas, sazonais, para descobrir. Algumas programações são tão inglesas e tão insólitas que só poderiam mesmo acontecer lá.

Numa metrópole onde o Hyde Park reina soberano desde 1536, entre vários outros parques públicos, quando Henrique 8º tomou o terreno dos monges da abadia de Westminster para fazer dele seu campo de caça, chega a ser um luxo a abertura de jardins privados. Mas a Open Garden Squares Weekend, no fim de semana de 12 e 13 de junho, mostrará, por 9, canteiros contemporâneos, ecologicamente corretos, historicamente memoráveis, em coberturas e até mesmo cemitérios floridos (www.opensquares.org).
Para fazer esse tour quase secreto gastando só 7,50, compre ingresso antes no London Visitor Centre (1 Lower Regent Street) ou no www.capitalgardens.co.uk.

Digno do melhor humor britânico, outro evento insólito, a corrida de patos artificiais no Tâmisa, em 5 de setembro, às 13h30, em Molesey Lock, perto do palácio de Hampton Court, levanta fundos para caridade. Batendo recordes, o evento sui generis lança 205 mil patos de plástico no rio. Depois de 1 km, o vencedor é premiado no Sherriff Boat Club (www.thegreatbritishduckrace.uk).

Alguns participantes vestem fantasias e há um prêmio de 10 mil para o pato vencedor. Adotar um custa 2; torcer na competição não tem preço.

Se esses programas não são o seu sonho de consumo, leia nas páginas seguintes o que a Londres menos extravagante tem para mostrar agora e em qualquer época do ano. 

Fonte:  Folha de S.Paulo