segunda-feira, 10 de maio de 2010

Austrália: Sydney

Criada como colônia penal no começo do século XIX, Sydney foi o ponto de irradiação do povoamento da Austrália e tornou-se a maior cidade do país, além de um dos principais portos do Pacífico.

Sydney é a capital do estado de Nova Gales do Sul e situa-se na parte leste da enseada de Port Jackson, junto ao oceano Pacífico, na costa sudeste australiana. Apresenta clima subtropical, com temperatura média anual de 17,3o C.

O capitão James Cook descobriu a magnífica baía de Port Jackson em 1770, mas não a explorou. Em 1788, o almirantado britânico enviou uma frota sob o comando do governador Arthur Phillip, que escolheu uma parte da enseada para sítio do primeiro povoamento australiano, com o nome de Sydney, em homenagem ao Lord Thomas Townshend Sydney, então secretário de Interior.

Nos primeiros anos, a população de Sydney era formada apenas por condenados britânicos e irlandeses. Elevada a cidade em 1812, em 1855 foi ligada a outras localidades por ferrovia. No final do século XIX, Sydney tinha 400.000 habitantes e já havia se transformado num grande centro urbano, de onde partiram os colonizadores do território de Nova Gales do Sul. Com o passar do tempo, tornou-se a maior aglomeração humana, a cidade mais cosmopolita e o principal centro de comunicações da Oceania.

A maioria dos habitantes é de origem britânica e irlandesa mas a cidade, depois da segunda guerra mundial, acolheu milhares de imigrantes italianos, gregos, espanhóis e, após 1960, libaneses, chineses, vietnamitas e filipinos, entre outros.

Teve início em Sydney a criação de ovinos, que hoje é a maior riqueza do país. A cidade abriga o porto mais importante da Austrália, perfeitamente aparelhado para sua função de principal mercado comercial e destacado centro industrial. Por ele se exporta principalmente lã. Em suas vizinhanças instalaram-se metalúrgicas destinadas à construção naval e à fabricação de equipamentos para trens e automóveis, além fábricas de produtos têxteis, alimentícios, químicos e de vestuário.

Cercada de parques nacionais, Sydney constitui importante centro de recreação e veraneio, além de pólo cultural e universitário, em que se destacam a Universidade de Sydney e o Museu Australiano. A Sydney Opera House, projetada pelo premiado arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, foi inaugurada em 1973 e se transformou num símbolo da cidade. Quase totalmente cercada pela água, a construção se destaca por seus telhados brancos em forma de concha.


Links: